QUANTAS CALORIAS SÃO GASTAS EM UMA AULA DE NATAÇÃO?

QUANTAS CALORIAS SÃO GASTAS EM UMA AULA DE NATAÇÃO?

Muitos professores de natação já devem ter ouvido na beira da piscina essa pergunta: “Professor (a) quantas calorias eu perco em uma aula?” Nesse texto, vamos tentar esclarecer algumas dúvidas referentes à demanda energética em uma aula de natação.
 
A natação é considerada uma atividade física aeróbica, ou seja, necessita da utilização do oxigênio para a produção de energia, para os praticantes de natação não competitiva isso deve ser levado em conta, por isso seria interessante que o exercício fosse conduzido de forma moderada com variações leves de intensidade respeitando o objetivo proposto do treino.
 
Muitas variáveis devem ser consideradas para se ter uma idéia do gasto energético de um nadador, eis alguns exemplos:
 
- O estilo nadado, alguns estilos da natação são mais desgastantes que outros, para praticantes de natação não competitiva, 100 metros nadando Borboleta são muito mais desgastantes que 100 metros nadando o estilo Crawl; 
 
- A diferença entre homens e mulheres, “As mulheres são 30% mais econômicas quanto ao dispêndio energético nas atividades de natação do que os homens devido à maior quantidade de gordura, que facilita a flutuabilidade do corpo na posição horizontal” (Holmer,1979; citado por Guedes,1995). Isso possibilita um melhor deslize por conseqüência menos esforço para nadar;
 
- A condição do praticante quanto à sua qualidade ou habilidade de nadar, um bom nadador necessita de menos energia para mover-se na água, portanto ele deve nadar uma distância maior para que tenha o mesmo gasto energético de um nadador iniciante;
 
- Duração e intensidade da atividade, treinos fortes consomem mais energia, mas o treino em uma intensidade mais forte certamente será mais curto do que um treino em uma intensidade mais leve/moderada.
 
Como em qualquer atividade física, o gasto calórico também vai depender do metabolismo de cada pessoa, há muita discrepância entre os pesquisadores sobre o número aproximado de calorias gastas em uma aula “normal” de aproximadamente 50 minutos, alguns autores citam entre 400 e 600 kcal, alguns colocam de 700 kcal até 800 kcal.
 
Segue uma tabela para o cálculo “APROXIMADO” da sua atividade aquática:
 
Estilo livre, rápido e esforço vigoroso
9.9 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min. /60min.
 
Estilo Livre ,lento e esforço moderado
8 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min. /60min.
 
Costas Geral
8 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min. /60min. 
 
Peito Geral
9.9 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min. /60min.
 
Golfinho (Borboleta)
11 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min. /60min. 
 
Crawl rápido (~70m/ min)
11 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min. /60min. 
 
Crawl lento (~50m/min)
8 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min. /60min. 
 
Natação lazer
6 x Peso do praticante(kg) x Tempo da atividade em min. /60min.
 
Tabela: www.cdof.com.br
Ex. Uma pessoa de 70 kg que nade Crawl em uma intensidade lenta por 50 minutos terá um gasto aproximado de 466 kcal. (8 x 70kg x 50min / 60min) = 466,66 kcal.
 
Quanto à ingestão de calorias antes do treino, o melhor a fazer é procurar um nutricionista, este profissional lhe indicará a melhor dieta para o seu perfil.
Vale lembrar que em um aspecto todos os autores concordam, nadar consome muitas calorias, portanto o mais importante é cair na água e aproveitar. Sempre!
 
Boas Braçadas!
 
Serviços:



H2O - Academia de Natação & Wellness
Prof. Bruno Rocco

São José dos Pinhais - PR
Site Oficial: academiah2o.com.br
Telefone: (41)3398-4398

*Informe que visualizou este post no Assessocor e ganhe desconto na matrícula e mensalidade.