ATIVIDADE FÍSICA AJUDA NA PREVENÇÃO E NO CUIDADO COM AS VARIZES

Atividade física ajuda na prevenção e no cuidado com as varizes

Pesquisas indicam que as varizes acometem cerca de 18% da população mundial, 20 milhões de pessoas só no Brasil. Mais do que apenas uma questão estética, o problema alerta para a possibilidade do desenvolvimento de outros problemas circulatórios e pode ser prevenido e tratado com associação com as atividades físicas. 
 
As varizes são caracterizadas pelo alargamento dos vasos e aparecem principalmente nas pernas. O problema acontece por conta do mal funcionamento das válvulas que atuam nas veias impulsionando o retorno sanguíneo. A mudança de seu padrão provoca o acúmulo de sangue e o afinamento das paredes das veias, que passam a ficar aparentes. O agravamento dos problemas de varizes dificulta o retorno do sangue para o coração, pode facilitar processos de coagulação e trombose, além de forçar os vasos, que podem estourar.
 
— As mulheres são as principais vítimas por conta da ação da progesterona, que provoca a dilatação das veias. Por isso, mulheres que fazem reposição hormonal têm mais chance de ter o problema — explica o angiologista e cirurgião vascular Ricardo Brizzi, que é membro da Sociedade de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro.
 
Até os 30 anos, o surgimento das varizes não é tão comum, principalmente nos homens, por isso, a proporção é de um homem para cada seis mulheres com varizes. Até esta fase, as microvarizes, que são vasinhos aparentes, sãomais frequentes, principalmente em mulheres que são fumantes ou usam pílulas anticoncepcionais. Entre os 31 e os 50 anos, o número de homens com o problema aumenta e a proporção diminui: um homem para cada quatro mulheres. A partir dos 50 anos, o quadro se transforma em um homem para cada três mulheres. Colaboram para piorar os casos, a obesidade, o tabagismo, a gravidez e o sedentarismo. 
 
Exercício físico ajuda no cuidado da circulação das pernas 
 
— É o exercício da musculatura das pernas que ajuda a bombear o sangue dos pés em direção ao coração. A prática de exercícios físicos é uma das formas de manter ativa e saudável a circulação sanguínea — diz Dr. Ricardo Brizzi.
 
O médico recomenda a caminhada e a musculação para o fortalecimento da panturrilha e ativação da circulação. As pessoas que têm histórico familiar de varizes e, por isso, predisposição para ter o problema, devem passar por um angiologista a partir dos 30 anos para fazer uma avaliação e tomar os devidos cuidados para a prática de atividade física.
 
Adaptações recomendadas para quem tem problemas de varizes:
 
- os exercícios feitos em pé, podem ser feitos sentados ou deitados, para aiviar a sobrecarga das pernas;
 
- não pegar muito pesado em exercícios de perna;
 
- focar nos exercícios aeróbicos sem descuidar da musculação, que fortalece a musculatura;
 
- lembrar que a respiração é importante para manter o fluxo de trocas no organismo, inclusive no sangue;
 
- futebol, vôlei, tênis, basquete devem ser evitados, porque são esportes de explosão e parada bruscos e deixam a pressão venosa muito inconstante. Para praticá-las, o recomendado é usar meias elásticas. Dar preferência à natação e às atividades feitas na água.
 
Matéria publicada pelo site: Boa Informação