DICAS AERODINÂMICAS PARA INICIANTES

Dicas aerodinâmicas para iniciantes

Dúvida entre os amadores e os iniciantes do ciclismo a busca pela melhor aerodinâmica acaba gerando gastos excessivos pelos praticantes. Na busca do melhor capacete ou roupa, muitos acabam comprando aquilo que não lhe é necessário.
 
Fato comprovado pelo professor de treinador de ciclismo e triathlon da Run & Fun, Fernando Sales, que toda semana responde a perguntas e dúvidas feitas pelos seus alunos sobre todo tipo de equipamento.
 
“Ainda hoje escuto relatos e vejo muitos alunos comprando coisas por serem bonitos ou porque um amigo tem e com isso também acaba comprando. A pergunta que precisa ser feita é se isso funciona para você. Procurou saber que beneficio isso vai te trazer?”, questiona o treinador e ciclista especializado em grandes distâncias.
 
Pensando nisso, Fernando listou algumas dicas a serem levadas em consideração pelos iniciantes que desejam melhorar a aerodinâmica antes de sair gastando dinheiro em equipamentos caros e bons, porém sem funcionalidade.
 
Orientador – Procure perguntar para alguém muito experiente antes de comprar seus equipamentos. Nunca compre nada sem pedir uma sugestão.
 
Ajuste de regulagem – Após a compra de seu equipamento faça um bike fit. Isto é super importante, pois estudos dizem que entre 65% a 75% da resistência morfológica no ciclismo vem do ciclista, ou seja, uma boa postura vai fazer você ter um melhor desempenho e performance. Este profissional é gabaritado para este serviço e além disso este trabalho previne lesões futuras.
 
Roupas – A vestimenta no ciclismo e triathlon é um fator que muitas vezes causam vergonha nos iniciantes, que optam por roupas grandes em detrimento das mais justas. Neste caso, é só lembrar que estamos falando de resistência do vento. Ou seja, pano sobrando vai diminuir sua performance.
 
Capacetes – Gerador de dúvidas, principalmente entre os triatletas, muitos perguntam se devem, ou não, comprar o capacete aero. Com ganhos de 15 a 20 segundos a cada 40km ou 50km percorridos ele irá sim ajudar muito no ganho aerodinâmico.
 
Guidon Clip – A utilização deste equipamento precisa ser feita com muita cautela e de preferência com uma orientação técnica. Quando o ciclista coloca os brasços no clip, seu posicionamento fica mais vulnerável necessitando muita atenção e equilíbrio. Se você tem uma bike de TT e nao faz o uso deste equipamento por medo comece a treinar, pois ele irá dar ganhos aerodinâmicos.
 
Por fim, Fernando relembra que no ciclismo, uma somatória de itens o fará andar mais rápido e melhorar a performance. “Tudo faz diferença. Tipo de bicicleta, quadro, pneu, rodas. Isso, somado com sua postura, fará você vencer a resistência do vento e melhorar a sua performance”, finaliza.
 
Fernando Sales é Treinador da RUN&FUN Assessoria Esportiva na parte de Ciclismo e Triathlon, graduado em Educação Física (CREF: 016115G/SP)
, “Master instructor” SCHWINN CYCLING no Brasil, responsável pela formação de instrutores de ciclismo em academias pelo programa

Fonte: prologo.ativo.com