BIOMASSA DA BANANA VERDE AJUDA NA DIETA AO PROMOVER MAIOR SACIEDADE

Biomassa da banana verde ajuda na dieta ao promover maior saciedade

A biomassa da banana verde pode ser considerada um alimento funcional por ser rica em flavonoides e amido resistente. O amido resistente é a fração do amido alimentar que resiste a ação das enzimas, não é digerido ouabsorvido no intestino delgado. O amido resistente é fermentado no intestino grosso pelas bifidobactérias e mantém a integridade da mucosa intestinal, sendo considerado um alimento prebiótico.
 
Os prébioticos estimulam a proliferação de bactérias benéficas do colon e reduzem as bactérias indesejáveis. Suas propriedades são similares às fibras insolúveis, ajudando a regular o trabalho intestinal, aumentar o bolo fecal e reduzir oesvaziamento gástrico por ser lentamente digerida e absorvida. Estaria associada à prevenção da constipação intestinal e câncer de intestino, melhora da tolerância à glicose e glicemia pós prandial e promover maior saciedade.
 
Rica em vitaminas B1 (Tiamina) e B6 (Piridoxina), Beta caroteno e vitamina C. Quanto ao conteúdo de minerais, a farinha de banana verde é uma excelente fonte de potássio, fósforo,magnésio, cobre, manganês e zinco.
 
A polpa da banana verde não possui sabor, pode ser utilizada para enriquecer inúmeros alimentos e preparações (sucos, bolos...) e não interferir no paladar.
 
A banana verde pode estar na forma de polpa de biomassa ou farinha de banana verde, podendo ser utilizada na preparação de bolos, pães, biscoitos e doces. Pode ser usada em substituição a farinha de trigo, estando combinada ou não a outras farinhas como creme de arrozou fécula de batata, o que seria muito importante para portadores de doença Celíaca.
 
Como preparar a Biomassa em casa:
 
1. A banana verde deve ser higienizada com casca em água corrente e deixada de molho por 10 minutos em solução sanitizante (clorada).
 
2. Em uma panela de pressão acrescentar água até a metade e deixar ferver.
 
3. Quando começar a ferver, acrescentar as bananas com casca e cobrir com a água.
 
4. Quando a panela de pressão começar a liberar a pressão, fazer barulho, baixe o fogo e cozinhe por mais 10 minutos. Não coloque a panela debaixo da torneira. Desligue o fogo, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela.
 
5. Retire da panela, descasque as bananas ainda quente e bata a fruta no liquidificador ou processador.
 
6. Na geladeira a biomassa pode durar de três a cinco dias. Pode congelar a biomassa em saco plástico ou forma de gelo por três meses (deve ser descongelada em “banho maria”)
 
Receitas com Biomassa
 
Vitamina de frutas
 
200ml de leite desnatado ou leite de amêndoas ou leite de soja
1 banana
4 morangos
1 colher de sopa de biomassa de banana verde (polpa ou farinha)
Bolo de Chocolate com Biomassa
 
2 ovos
2colheres de sopa de biomassa de banana verde
2 colheres de sopa de farelo de aveia
100ml de leite desnatado ou leite amêndoa ou leite de soja
1 colher de sopa de cacau em pó ou achocolatado “diet”
1 colher de sopa de adoçante culinário (forno e fogão)
1 colher de sopa de fermento em pó
 
Preparo: misture todos os ingredientes acrescentando o fermento ao final
 
Pão de queijo funcional com banana verde
 
6 colheres de ospa de polvilho doce
6 colheres de sopa de polvilho azedo
2 colheres de chá de sal
1\4 de azeite de oliva
3\4 de água fervente
250 gramas de batata ou 1 unidade média (doce ou inglesa)
5  colheres de sopa de farinha de linhaça dourada
4 colheres de sopa de biomassa de banana verde
 
Preparo: misture os polvilhos e o sal e incorpore a água fervente e o azeite de oliva. Misture bem até virar uma massa grudenta homogênea. Adicione a batata e a biomassa de banana verde e misture bem novamente. Adicione a linhaça e misture até a massa ficar bem homogênea e lisa. Faça bolinhas do tamanho que desejar e leve ao forno pré-aquecido a 200-230 graus por uns 30-40 minutos, ou até ficarem dourados.
 
Matéria publicada pelo site Eu Atleta