MOUNTAIN BIKE: MARATONAS E ULTRA-MARATONAS

Mountain Bike: Maratonas e Ultra-Maratonas

Hoje, o Mountain Bike está dividido basicamente em três vertentes:
 
Cross Country
 
Circuitos de 5 km por volta, em média, um exercício físico de explosão que exige muita técnica. O número de voltas em cada prova aumenta conforme a categoria.
 
Maratonas e Ultra-Maratonas
 
A diferença entre as duas modalidades está na distância. As maratonas variam de 45 a 100 km, dependendo da categoria em que se pretende correr, com pequenos percursos técnicos de nível médio e estradas de chão batido. As ultra-maratonas situam-se em distâncias acima de 350 km e duração superior aos três dias-faixas.
 
Endurance
 
Provas de seis a 24 horas de duração em circuitos com voltas de aproximadamente 7 a 12 km.
 
É notório o crescimento das provas de maratona em todo o mundo, que tem como atrativo principal o fato de que cada participante pode explorar sua capacidade. Essa categoria vem atraindo ciclistas das mais diferentes idades e capacidades esportivas, já que o nível técnico exigido não é tão elevado e é uma modalidade acessível para competir, ao mesmo tempo em que abre oportunidades para viajar, conhecer outras culturas e conviver com amigos e parentes, participando de desafios e conquistas pessoais.
 
Em primeiro plano, vem a peça fundamental – a bicicleta – e suas duas opções: Hard Tail (dura) eFull Suspension (suspensão dupla). Se você tem mais de 40 anos, recomendamos o modelo Full Suspension, que provoca menor desgaste após horas e horas pedalando, e uma Hard Tail leve e agressiva, de pilotagem mais radical e esportiva para os “caçulinhas”. 
 
Qualquer que seja a escolha, é necessário ajustar a bike ao seu tamanho, dirigindo-se a uma das lojas que prestam esses serviços (“Bike Fit”) ou ao seu treinador. O resultado será o aumento de rendimento por pedalada e uma redução das conhecidas dores nas costas, nos joelhos e no “traseiro”.
 
Mais importante ainda, que a alimentação certa e o treinamento, é ocompromisso. Nada de “eu não tenho tempo”, pois ninguém tem e este acaba sendo arrumado quando realmente existe vontade. 
 
Recomendamos treinar no período da manhã para não alterar sua rotina de atividades, pois somente terá de levantar mais cedo. Faça uma avaliação física e consulte um profissional de educação física ou treinador capaz de orientá-lo para obter resultados mais rápidos e seguros. Dois dias por semana treinando 1h30 e percorrendo distâncias maiores nos fins de semana, o habilitará, em tempo relativamente curto, a participar de umamaratona, podendo ainda terminar a prova à frente de seus amigos – e pronto para a próxima.
 
De que prova participar?

Procure uma prova que esteja dentro de seus limites como iniciação, pois você não só a terminará como poderá sentir seu ritmo em relação a ela. Avalie o fator segurança da prova, se ela oferece uma categoria adequada a sua faixa etária, o local, os hotéis, investindo ainda em conforto e diversão. Quem tem família não pode esquecer da existência de uma infra-estrutura adequada para seus membros. No futuro, eles serão fundamentais para seus resultados e participação em provas cada vez maiores.
 
A logística é um fator extremamente valioso em maratonas e pode ser suprida por apoio próprio ou utilizando estruturas de oficinas que das provas. Evite ficar por conta própria – até mesmo bikers profissionais não abrem mão do apoio. Não experimente nada de novo em provas. 
 
A partir da largada, mantenha a calma e a cabeça fria, não se deixando levar pela “tsunami” colorida de adrenalina, pelo canto das sapatilhas encaixando nos pedais, o som vibrante das marchas e outros efeitos de impacto.
 
Maratona não se ganha na largada, mas mantendo o ritmo e, já na metade do percurso, você poderá sentir o prazer de ultrapassar vários atletas que saíram voando, bem como aqueles que desistiram por não querer perder alguns segundos para tomar água nos pontos de apoio ou não levaram suplementos suficientes. Guarde sua energia para os últimos quilômetros, pois terminar bem é terminar inteiro. Se seu objetivo de subir no pódio não se realizou, o motivo é um só: seus adversários estão treinando mais. Faça uma auto-avaliação honesta da prova, seu desempenho em relação à mesma, o que funcionou, o que deu errado para fazer as correções, preparando-se para a próxima oportunidade. 
 
Muito importante: nunca se esqueça do seu capacete – além do ar radical que lhe dá, ele pode salvar sua vida! 
 
Um abraço e bons treinos.
 
Fonte: www.bas.org.br