SONO TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINO!

SONO TAMBÉM FAZ PARTE DO TREINO!

Dormir também faz parte do treino, pois proporciona o repouso periódico e fisiológico do organismo. Entender como o sono funciona pode ajudar nos cuidados com a saúde e a boa forma!
 
Durante o sono, o estado de consciência é alterado e passa por diferentes estágios. Cada um, com cerca de uma hora e meia.
 
A primeira fase é o NREM. Ela corresponde a 75% do tempo de sono, sendo subdividida em 4 estágios diferentes:
 
I. O primeiro estágio é o da sonolência. Logo nos primeiros minutos, quando o indivíduo adormece e pode facilmente despertar;
 
II. No segundo, o indivíduo já está dormindo, mas não de maneira profunda. As frequências cerebrais ficam mais lentas e já podem acontecer alguns sonhos.
 
III. O terceiro estágio é quase profundo e a pessoa precisará de mais estímulos para acordar;
 
IV. O quarto é o do sono profundo. Quando acontecem os sonhos e o despertar é mais difícil.
 
Durante o NREM, o indivíduo apresenta maior produção hormonal (especialmente de GH), maior síntese proteica e maior inibição a processos catabólicos.
 
Na segunda fase do sono, chamada REM, há intensa atividade cerebral e relaxamento completo da musculatura esquelética – sonhos intensos e fortes, associando-se com a realidade. É, também, a fase mais anabólica do sono. Há produção elevada de testosterona e do hormônio do crescimento (GH), síntese proteica e muitos outros fatores extremamente importantes para a recuperação mental, muscular e física em geral (ossos, articulações, tendões, ligamentos, etc…) e para garantir a integridade entre os diferentes sistemas que compõe o corpo.
 
Além disso, o sono diminui a produção de cortisol (um hormônio influente no catabolismo) e aumenta a produção de serotonina (responsável por sensações agradáveis), o que ajuda a combater a vontade de comer doces.
 
Seguem dicas importantes para o sono anabólico ideal:
 
Evitar sonecas ao longo do dia;
Nutrição adequada antes do sono;
Evitar medicamentos calmantes;
Vale o consumo moderado de chás calmantes como camomila e erva-doce;
Praticar exercícios físicos;
Tanto a cama/colchão quanto o travesseiro devem ser adequados;
Manter as roupas de cama limpas e sem fortes odores;
Evitar fumo e bebidas alcoólicas.
É como eu costumo dizer: dormir também é treino! O seu resultado na academia está diretamente ligado à disposição física e mental. Para alcançar seu objetivo é preciso manter o equilíbrio.
 
Fonte: Suacorrida.com.br | Milena Nogueira