MANUAL DO CORREDOR: O TÊNIS IDEAL

MANUAL DO CORREDOR: O TÊNIS IDEAL

O tipo de movimento do pé é muito importante para a eficiência da corrida. Pisadas com movimentos inadequados podem causar lesões.
 
Sempre muito discutido entre os praticantes da corrida, o tipo de tênis precisa estar adequado à anatomia e biomecânica de cada um.
 
Importante lembrar que o formato do pé não define qual o tipo de pisada, para isso, o teste da pisada deve ser dinâmico, ou seja, correndo.
 
Existem três formatos dos pés quando estamos parados.
 
Tipos de pé:

tipos de pé

Quando corremos, podemos apresentar três tipos de pisada: neutra, pronada ou supinada. Esses são termos relacionados com a movimentação do tornozelo, e tanto a pronação, como a supinação devem estar presentes durante a marcha e corrida. A classificação do corredor irá depender de qual desses movimentos é predominante.
 
Neutra:
 
A pisada começa no lado externo do calcanhar e movimenta o pé ligeiramente para dentro. É conseqüência de uma planta com um arco que vai até a metade da altura do pé.
 
Tênis: que apresente um bom sistema de amortecimento de impacto.

neutro oficial neutra foto

Pronada:
 
Pisada toca o solo com a parte externa do calcanhar e em seguida, rola o pé excessivamente para dentro em conseqüência da ausência de curvatura.
 
Tênis: deve possuir a parte interna da entressola (entre a palmilha e a sola do calçado) mais dura e/ou reforçada para restringir a mobilidade medial excessiva e dar estabilidade para a pisada.

pronada oficial pronada foto

Supinada:
 
Pisada inicia na borda externa do calcanhar e continua na mesma linha. A pisada supinada,ou para fora, é o tipo mais raro e o mais danoso ao corredor, que
 
neste caso tem o arco da planta do pé extremamente elevado. Esse formato faz com que o pé aterrisse de forma rígida no solo, distribuindo muito mal o impacto gerado pelas passadas.
 
Tênis: entressola com um eficiente sistema de absorção de impacto, que amorteça consideravelmente suas passadas.

supinada oficia supinado foto

Serviços:
 
Por: DR. DANIEL CARVALHO
www.ortopediadoesporte.com.br
 
CLINICA E ORTOPEDIA E ESPORTE SETE
Av. Sete de setembro, 6496 - Seminário
(41) 3026.6959