PRÁTICAS ESPORTIVAS À NOITE SÃO OPÇÕES PARA FUGIR DO CALOR

Práticas esportivas à noite são opções para fugir do calor

Hábito de praticar esportes à noite vem ganhando mais praticantes a cada verão. Entre as modalidades preferidas estão o ciclismo e a corrida. 
 
- Pedalar à noite tem a vantagem de quem trabalha o dia todo poder aproveitar à noite para poder relaxar, praticando atividade física. Com isso voltar mais disposto e relacado para o outro dia trabalho - acredita a ciclista Aline Corizo.
 
Mas para pedalar à noite é necessário segurança. Um dos apetrechos indispensáveis é o capacete.
 
Capacete é fundamental para se iniciar o ciclismo. Além disso é necessária a iluminação, traseira e dianteira. São equipamentos essenciais - afirma Carlos Cordella Junior, professor de educação física.
 
Outra recomendação importante é quanto o ajuste de celim, explica Cordella.
 
- A recomendação é quando for ajustar a altura do celim, evitar que ele fique muito alto. A pessoa precisa perceber que quando a perna estiver para baixo no pedal, ela não pode ficar caindo do banco. E a perna também não pode ficar muito estendida, nem muito flexionada. O ideal é ficar um pouco flexionada.
 
Fora a bicicleta, outra atividade física popular durante as noites de verão é a corrida. Muitos corredores optam por correr à noite também por causa do calor.
 
- Correr à noite para mim é uma alternativa totalmente válida, primeiro por causa do trabalho e no verão é mais fresco, mais tranquilo - diz Márcio Meira, advogado e praticante de corrida noturna.
 
A opção pela noite é aprovada pelo professor de educação física Roberto Tadao, inclusive como forma de prevenir a desidratação.
 
- Essa prática à noite pode ser benéfica, porque há menos calor e o desgaste do sol é muito grande. Então ela consegue se prevenir disso, o risco de desidratação é menor, por não ter incidência do sol - afirma.
 
Mas o professor adverte que os que quiserem iniciar este hábito devem antes procurar um médico.
 
- A pessoa que ainda não treina e quer começar, acho interessante que ela procure um médico, faça um check-up, e depois busque um profissional para iniciar a atividade de forma gradativa. Ela irá evoluindo aos poucos, sem muita sobrecarga ou intensidade, para não correr o risco de uma lesão.
 
Matéria publicada no site Globo.com