FISGADA NA COLUNA? E AGORA?

FISGADA NA COLUNA? E AGORA?

Uma rotina de treinos pode causar desde um desconforto muscular, até uma lesão mais séria que pode ocasionar no interrompimento dos treinamentos. E se um desses problemas for uma fisgada na coluna, o que fazer? “A popular fisgada na coluna pode ser desde uma simples lesão muscular até uma ruptura do disco intervertebral, a famosa hérnia de disco. Caso isso ocorra no meio de uma corrida, for persistente e de forma intensa, o mais prudente é interromper o exercício”, explica Orlando Neto, ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).
 
Caso as atividades não sejam interrompidas, o problema pode se agravar. “A dor é sempre um sinal de alerta e, continuando os exercícios, pode-se piorar a lesão. Uma ruptura interna do disco pode se transformar em uma hérnia, em virtude do impacto contínuo”, alerta.
 
Com relação ao tratamento, tudo vai depender do tipo de lesão e da intensidade da dor. No geral, o repouso e uso de analgésicos e antiinflamatórios são os primeiros passos para a recuperação.
 
A melhor maneira de evitar esse tipo de contusão é executar os exercícios de forma correta. “Com uma supervisão adequada de um profissional capacitado da área, um programa direcionado e com os equipamentos corretos, como tênis próprio, falando-se na corrida, são essenciais para um treinamento sem problemas. A prática de alongamentos também previne as lesões musculares”, orienta Neto.

Fonte: Suacorrida.com.br