9 PASSOS PARA ENTRAR PARA O TRIATHLON

9 PASSOS PARA ENTRAR PARA O TRIATHLON

Neste fim de semana, Brasília (DF) recebe o Ironman 70.3, competição de triathlon que reúne atletas que vão de desafiar desta maneira: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida. As distâncias são insanas, mas acompanhar a chegada de uma competição deste porte é emocionante e, sem dúvida, dá vontade de entrar para o clube do “nada, pedala e corre”. Se você está, há algum tempo, pensando em entrar para este esporte – e já é um corredor –, preparamos algumas dicas para você.
 
O SUA CORRIDA conversou com Lucas dos Santos, treinador da Lobo Assessoria Esportiva e especialista em triathlon pela UNICAMP, que listou nove passos que vão ajudar você a se tornar um triatleta:
 
Comece aos poucos
Na academia, procure encaixar dois treinos de ciclismo e dois de natação entre os seus treinamentos. Para início, isso já será interessante.
 
Não foque na intensidade
Neste primeiro momento, muita gente mal sabe pedalar ou nadar direito. Por isso, foque em se adaptar às novas modalidades.
 
Foco nos membros superiores
A maior parte dos corredores se dedica bastante ao trabalho muscular das pernas. Contudo, a partir de agora, os membros superiores são tão importantes quanto, principalmente os ombros – por conta da natação.
 
Calma antes de comprar uma bicicleta
A cada ano que passa, as bikes ficam mais caras. Procure conversar com amigos que já pedalam, entre em grupos no Facebook e fóruns na internet. Além de ter boas dicas, será uma chance excelente de comprar um produto usado, mas de altíssima qualidade.
 
Compras no exterior
Outra boa opção é trazer a bicicleta de outros países. Com a alta do dólar, é necessário pesquisar bastante para garantir o melhor preço. Além disso, é importante declarar o bem que está trazendo e se preparar para pagar as taxas. Desta forma, uma grande dor de cabeça é evitada na chegada ao Brasil.
 
Assessoria esportiva ou treinador é fundamental
O papel deste auxílio é fundamental para evitar possíveis lesões e garantir o sucesso no novo esporte. Se você corre três vezes e faz musculação duas vezes por semana, treina, em média, cinco horas. Acrescentando os treinos de natação e ciclismo também duas vezes por semana, é quase o dobro de horas. A assessoria ou o treinador garantiram a melhor divisão destes treinamentos para você.
 
Antes do triathlon, aposte no duathlon e no aquathlon
Não adianta começar a treinar agora e querer completar um Ironman no mês que vem. Adquira experiência nadando em águas abertas em pedalando na rua e se inscreva para provas curtas de duathlon (ciclismo e corrida) e aquathlon (natação e corrida) para ganhar cancha.
 
Encare seu primeiro triathlon
Existem provas bem curtinhas, como a fitness (375 m de natação, 5 km de ciclismo e 2 km de corrida) e o short (750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida) que serão ideias para o atleta neste período. Garanta vaga em uma dessas quando se sentir preparado (e com a ajuda do seu treinador).
 
Aproveite o triathlon
Sinta o prazer em realizá-lo e não se pressione para melhorar marcas e aumentar a distância. Vá com calma e não pule etapas. Seu sucesso será consequência e, quem sabe, no Ironman 70.3 de Brasília, não seja você um dos concluintes da prova.

Fonte: www.suacorrida.com.br