JUDÔ E CONDICIONAMENTO FÍSICO

JUDÔ E CONDICIONAMENTO FÍSICO

Criado há pouco mais de cem anos no Japão, o judô é uma arte marcial suave que usa o corpo como uma alavanca para envolver e imobilizar o adversário, utilizando a força do outro em benefício próprio. Uma das leis desta luta é fazer o mínimo esforço para a máxima eficiência.
 
Nesta arte japonesa não é permitido empurrar, chutar nem dar socos. O judoca derruba o adversário segurando-o pelo quimono. Um dos grandes benefícios do judô, em que o praticamente cai bastante, é aprender a ir ao chão sem se machucar. Aliás, o judô ensina primeiro a cair e depois a derrubar o adversário.
 
Não existe uma idade limite para se iniciar no judô, mas quanto antes, melhor, pois o aprendizado é para toda a vida. O caminho a percorrer é longo.
 
A faixa branca é a do principiante, passando depois para cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom e preta. Depois da preta, tem ainda o dan (grau) da coral e da vermelha. O atleta atinge a faixa preta quando está no máximo de seu vigor físico, na juventude e depois passa a aprimorar a força mental e espiritual na maturidade.
 
O praticante de judô melhora o condicionamento físico e ganha força, pois os golpes trabalham todos os músculos, especialmente das pernas, braços e abdômen. Dá agilidade de raciocínio e ação, melhora a elasticidade e a resistência.
 
Além disso, destaca-se por ajudar a pessoa a ter mais disciplina, espírito de companheirismo, lealdade e concentração. Prova disso é que, no Japão, o judô é uma das disciplinas obrigatórias na academia militar (marinha, aeronáutica e exército), por colaborar no desenvolvimento destes valores.
 
Para alcançar todos os benefícios, é recomendável a prática pelo menos três vezes por semana, em aulas de uma hora e meia, que chegam a queimar cerca de 800 calorias.
 
Porém, antes de se inscrever em uma academia para treinar, procure conhecer o histórico do professor e se ele está filiado à Confederação Brasileira de Judô ou a uma federação estadual.
 
Benefícios na prática do judô:
 
- Desenvolve o corpo;
- Desenvolve a agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade;
- Desenvolve a disciplina;
- Desenvolve a capacidade de analisar a realidade que o cerca;
- Desenvolve os valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito;
- Fortalece a parte espiritual.
 
SERVIÇOS:
 
A Academia de Judo Shizen foi Fundada em 15/01/2014 pelo Sensei Wagner Jose Trajano, com o objetivo de difundir os ensinamentos do Sensei Jigoro Kano através do Judo. Conta com excelente estrutura, em local amplo e arejado, buscando o bem estar e conforto dos praticantes.



Situada em local privilegiado ao lado do terminal central de São José, com fácil acesso muito próximo ao centro da cidade.
 
Trabalho com Judô há 12 anos, graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, sempre atuei em grandes grupos escolares ministrando aulas de Judô para o publico infantil e adulto, como Colégio Expoente e Grupo Dom Bosco. A vontade de empreender e abrir um espaço próprio veio de longa experiência especifica e perspectiva de inovar através do esporte, desse sonho nasceu a Shizen pioneira no município atendendo as necessidades de cada faixa etária com excelência.

Saiba mais: www.judoshizen.com.br