INGERIR LEITE ANTES DA CORRIDA PODE PREJUDICAR DESEMPENHO?

Ingerir leite antes da corrida pode prejudicar desempenho?

O leite deixou de ser o queridinho das dietas e cada vez mais produtos sem lactose estão no mercado, mas será que toda essa mudança faz realmente alguma diferença? Será que para quem corre há alguma substância prejudicial ao desempenho durante treinos e provas?
 
Segundo a nutricionista Patrícia Cruz existem explicações para o surgimento de cada vez mais indivíduos intolerantes. “Algumas pessoas vem diminuindo o consumo de leite fazendo com que a enzima lactase, que é responsável pela digestão da lactose, diminua sua capacidade de produção e ação, impossibilitando uma digestão eficiente”, diz. Outro fator importante é o estilo de vida da população em geral. “A dieta irregular, pobre em fibra, rica em gordura entre outros fatores ocasiona alterações microbiotas intestinais e assim, as intolerâncias alimentares surgem”, diz.
 
Os carboidratos de rápida digestão e em menor volume são a principal sugestão de Patrícia para o consumo pré-treino. “Não costumo prescrever leite por ser líquido e causar certo desconforto no início de uma corrida. Porém, ele só deve ser cortado completamente para pessoas que apresentarem diagnóstico positivo de intolerância ou alergia”, explica.
A substituição por leites vegetais como soja, amêndoa, arroz ou aveia, de preferência enriquecidos em cálcio, é importante além de muitas vezes existir a necessidade de suplementação oral. “Pode ser também que a pessoa não se sinta bem ao ingerir suplementos, porque muitos são a base de proteína do soro do leite, o que pode causar desconforto”, diz.
 
Corrida X Leite
 
A nutricionista indica que os atletas optem por versões isentas ou com baixo teor de gordura. “O mais correto é que o alimento faça parte do desjejum ou café da manhã. Ele também pode ser consumido em uma refeição pós-treino para quem não se sente mal”.
 
Iogurtes naturais, desnatados, integrais, light e zero são boas opções para substituir o leite em si, enquanto queijos, principalmente os amarelos, oferecem um teor maior de gordura e sal que pode fazer mal a que consumir.

Fonte: Webrun.com.br