NÃO SENTE SEGURANÇA PARA TREINAR NO MAR? CONFIRA AS DICAS PARA VENCER O MEDO

Não sente segurança para treinar no mar? Confira as dicas para vencer o medo

A natação no mar é uma das fases que atletas tanto de triathlon, quanto de maratonas aquáticas passam durante seu treinamento. Existem também os amantes de outros esportes que gostam de nadar e tentam agregar essa parte ao dia a dia.

Quando isso acontece é importante ressaltar os cuidados na hora de partir para o mar. O treinador e triatleta Rafael Moreno explica que para os treinamento fora da piscina, o atleta deve estar com um bom condicionamento físico. “Muitas pessoas nadam uma metragem baixa de 1000m a 1500m e já querem ir para o mar, mas lá eles conseguem permanecer treinando por 20 minutos e já estão cansadas.

Então a principal preocupação é o nível de condicionamento do atleta”, explica. Rosecler Costa, mais conhecida como Ironmãe é adepta ao triathlon há anos e mesmo assim confessa que tem receio desse tipo de treino. “Não chega a ser medo, mas sim um respeito ao mar. Não gosto do desconhecido, de não saber o que está acontecendo, e o mar causa um desconforto em mim até hoje”, explica.

Para passar por cima disso ela teve que trabalhar a sensação com si mesma. “Já na prova não me sinto assim, tem mais gente comigo e administro bem essa sensação. Mas, é preciso ficar atento porque vejo muitos nadadores perdendo a referência e acabando nadando mais do que o correto”, diz.

 
Foto: Alexandre Koda/Webrun
Foto: Alexandre Koda/Webrun
Para Rafael os principais pontos a serem observados são:

Nade paralelo a praia
“Assim, fica mais fácil chegar onde dá pé caso precise”.

Observe a direção da maré e procure sempre um ponto de referência
“Busque algum prédio ou algo do tipo”.

Acompanhe a corrente
“Dependendo do mar ela pode te jogar mais para o fundo, isso é muito perigoso”.

Evite dias de praia cheia
“Se você não tem segurança para nadar no fundo, pode ser que esbarre o tempo todo com banhistas e surfistas”.

Preste atenção no movimento
“Quando o mar está com marola a braçada deve ser mais alta e a mão não tão rente a água”.

Escolha a roupa certa
“Normalmente usa-se sunga e maiô, a não ser que a água esteja muito fria. Nesse caso recomenda-se nadar com roupa de borracha que ajuda a flutuar e manter a temperatura corporal”. “Gosto de nadar no mar pelo fato de estar mais perto da realidade da prova. Já que treinar na piscina é uma coisa, no mar, rio ou lago é algo totalmente diferente e essas diferenças precisam ser trabalhadas”, diz Rosecler. “Minha dica é: sempre que você tiver a oportunidade de nadar nesse ambiente, vá! Isso fará uma baita diferença na hora da prova. Procure também nos calendários provas aquáticas e tente encaixá-las em sua planilha de treino”, diz.

Fonte: Webrun.com.br