SPINNING É ÓTIMA OPÇÃO DE EMAGRECIMENTO E EXERCÍCIO SEM IMPACTO

Spinning é ótima opção de emagrecimento e exercício sem impacto

A prática do spinning é eleita por muitos a melhor aula da academia, além de ser ótima para o emagrecimento ela é uma atividade aeróbia sem impacto e acessível a todos os níveis de condicionamento. Muitas academias oferecem uma periodização para os mais focados, mas o esporte também pode ser praticado em dias alternados sem nenhum problema.

O treinador da academia Bio Ritmo, Gilberto Ambrogi aprova a prática do esporte, porém alerta para o único perigo. “Você deve observar se está sobrecarregando as articulações das pernas por algum ajuste incorreto do equipamento. Um profissional qualificado certamente estará atento a isso”, diz.

Para quem ainda não conhece o spinning o ideal é começar fazendo um trecho da aula, de 10 a 15 minutos, e ir aumentando até conseguir acompanhá-la inteira. O mesmo pode ser dito da intensidade: baixa nos primeiros treinos e tendo um aumento gradativo da intensidade, em conjunto com o ganho de condicionamento físico.

 
Foto: Divulgação Bio Ritmo
Foto: Divulgação Bio Ritmo
“Alguns centros de spinnings já ofereceram aulas especiais com duração de até seis horas, mas isso são exceções. Em geral, as aulas têm de 45 a 60 minutos de duração e as especiais costumam ter duas horas”, conta Gilberto.

Apesar do corpo queimar calorias e gorduras 24h por dia, durante a atividade física a participação das gorduras como fonte de energia aumenta, sendo que para atletas amadores isso acontece a partir dos 30 minutos de exercício. “Durante a atividade física hormônios são liberados na corrente sangüínea e estes, por sua vez, tem o poder de aumentar a atividade de enzimas que agem na quebra das gorduras. Até que estes hormônios atinjam a concentração ideal é necessário um tempo de atividade próximo a 30 minutos. Lembrando que quanto mais você treinar, menos tempo precisará para começar a queimar calorias”, explica o treinador.

Lembre-se sempre de avisar ao professor se for sua primeira aula ou se houver alguma dúvida. Fazer o exercício na posição correta também faz total diferença, evitando assim dores desnecessárias nos braços e coluna. Não esqueça de avaliar seu ritmo máximo para não exagerar e acabar pegando um trauma desnecessário do esporte.

Fonte: Webrun.com.br