COMO MANTER O PACE DURANTE A CORRIDA?

Como manter o pace durante a corrida?

O pace durante a corrida é super importante, é através dele que conseguimos mensurar e planejar treinos, preparar estratégias e dosar o ritmo em determinadas situações, como no início da prova, em possíveis subidas, descidas e na chegada. Você pode “quebrar” em uma prova por pura displicência, simplesmente por se empolgar e ir mais rápido do que o normal. Fique tranquilo, isso acontece com a maioria dos corredores, afinal a adrenalina sobe durante a corrida e fica difícil controlar.

O treinador da Fit360, Cláudio Wallace de Souza, explica que quando o corredor é iniciante deve ficar mais atento às reações do corpo. “Uma vez que está em adaptação, o ritmo não é o primordial e sim as reações do corpo. Já em estágios intermediários ou avançados, o pace é importantíssimo e aprender a controlá-lo é primordial para evolução”.

Luciana Dias, da assessoria LuDias conta que gosta de trabalhar com variáveis. “Não somos máquinas e estamos cada dia de um jeito, saber se conhecer e respeitar é essencial. Você não precisa ter medo de seguir em frente. Uma opção é determinar, em um caminho já conhecido, qual pace fazer”.

A principal dica é utilizar relógio ou GPS para acompanhar a velocidade. No entanto, atletas avançados costumam trabalhar com percepção de esforço, assim ele ficará mais atento sem o relógio, afinal se a bateria acabar em uma prova é preciso saber como se sente em determinado ritmo.
 
Foto: Andrey Popov/Fotolia
Foto: Andrey Popov/Fotolia
“A principal dificuldade para controle é a ansiedade de terminar logo a prova, mas existem outras como a super avaliação do atleta, não respeitando a planilha ou orientação do técnico. Situações como o corredor ser ultrapassado por alguém mais velho também são comuns, ele perde a concentração e esquece do pace”, diz Cláudio.

Se respeite, não se super avalie, siga as orientações do técnico e tenha disciplina. Persista e bons treinos!

Fonte: Webrun.com.br