4 PASSOS PARA ENFRENTAR SEU PRIMEIRO IRONMAN

4 passos para enfrentar seu primeiro Ironman

O Ironman é o ápice do esporte para grande parte dos triatletas. Porém, ultimamente, ele vem atraindo atletas com pouco ou nenhuma experiência no esporte.

O artigo abaixo explica quatro passos importantes para que sua estreia na distância seja prazeirosa e com sucesso.
 
@Wagner Araújo
@Wagner Araújo
Passo 1 – Adquira experiência no esporte e em provas de longa distância

Uma coisa é querer, outra é poder. Por mais que a maioria das pessoas saudáveis e ativas, com um mínimo de treino, possa terminar um Ironman, uma preparação adequada tornará a experiência muito mais prazerosa e segura para esse atleta.

Caso você tenha experiência no Triathlon de curta distância, procure fazer uma ou duas provas na distância de meio Ironman para sentir um pouco das necessidades logísticas, fisiológicas e mentais desse tipo de prova. Os treinos para uma prova de meio iron já serão parte dos seus treinos para a distância completa.

Considere também participar em provas de longa distância em uma das disciplinas isoladamente, como travessias, maratonas ou até mesmo corridas de aventuras. O objetivo é o mesmo, entender os desafios que são impostos pelas provas longas.

Passo 2 – Planeje sua preparação com antecedência

A grande maioria das provas de Ironman têm suas inscrições esgotadas em poucos dias após a abertura, sendo que algumas delas duram apenas horas e até minutos. A alta demanda pela distância acaba forçando os participantes a se comprometerem com a mesma com bastante antecedência. Isso não chega a ser ruim, pelo contrário, pode ser bem positivo, pois você terá um ano para adquirir experiência no esporte, em provas de longas distância e treinar para o evento.

Sobre os treinos, entenda que a prioridade é a consistência, um pouco todos os dias é superior a treinar de forma exagerada um dia e descansar por completo no dia seguinte. A duração dos treinos varia de atleta para atleta, de acordo com experiência e objetivos. Porém, gosto de indicar 20 semanas como uma programação adequada para o atleta.

As primeiras semanas devem ser feitas ainda com volume e intensidade baixos, pois o objetivo é somente entrar na rotina do programa. Assim, à medida em que a prova for se aproximando, os treinos ficarão cada vez mais longos e específicos.

Essa periodização não somente é superior em termos fisiológicos, mas também psicológico. Isso porque com menos volume no início da sua preparação, você chegará nas últimas 12 semanas finais, e mais importantes, ainda com muita motivação e disposição para treinar. Por outro lado, uma periodização tradicional, onde o volume em excesso no início dos treinamentos exigirá muita disciplina do atleta muito cedo, gerará um extremo desgaste nos blocos finais da preparação. Esse é o erro que sempre resulta na famosa expressão: “não aguento mais treinar”.
 
Passo 3 – Simule as condições da prova

Procure introduzir em seus treinos detalhes que simulam as condições da prova na qual enfrentará. Isso não somente lhe ajudará com os desafios em si, mas também lhe trará confiança antes do evento, o que é fundamental em uma prova de longa distância.

Estude as condições de cada modalidade na prova e junto ao seu treinador ajuste sua planilha para acomodar essas necessidades.

As mais comuns são:

Natação:

*O neoprene é liberado?

Nadar com a roupa de borracha (wetsuit) é bastante diferente da natação em piscina. Apesar dela lhe ajudar com a flutuação, existe uma carga extra em seus ombros e até mesmo limitações de movimento.

Ferramentas como palmar e pulboia, especialmente quando combinadas, fazem com que você nade de uma maneira parecida com o wetsuit. A pulboia lhe dá a flutuação, enquanto o palmar adiciona uma carga em seus ombros. Recomendamos esse material ao menos em uma série longa por semana. *

Mar ou Lago?


Além do wetsuit, a diferença do tipo de água pode ter um impacto em seus treinos. A água do lago é mais pesada. Já no mar, você tem uma maior flutuabilidade. Ajuste sua planilha de forma adequada ao local onde ocorrerá a prova.

Ciclismo:

*Qual altimetria do percurso?

Procure fazer seus treinos de ciclismo longos em um percurso que simule as condições da prova. Caso isso não seja possível, adicione séries em sua planilha que simulam as mudanças de ritmo e esforço do percurso. Por exemplo: um atleta que treina em percursos plano ou sem vento pode incorporar uma série com repetições em marcha pesada para simular as necessidades de um percurso com vento ou com subidas.

*Vento e temperatura do percurso?

Uma prova fria, por exemplo, exige roupas adequadas, principalmente no início do ciclismo quando você ainda está se acostumando ao clima fora da água (provavelmente também frio).

Já um percurso com vento, poderá impactar o tipo de equipamento que você usará e até mesmo um possível ajuste em seus treinos para que você esteja preparado a fazer um pouco mais de força em determinadas partes do percurso.

Corrida:

Altimetria e temperatura: Atletas iniciantes devem estar preparados para o pior, mas esperar o melhor. O interessante é que dependendo do seu nível e da localização da prova, a corrida do Ironman pode apresentar dificuldades opostas.

Por exemplo: o atleta iniciante, cujo objetivo é apenas terminar a prova dentro do tempo limite, deve se preocupar mais com um possível frio extremo do que com um calor excessivo, pois, provavelmente, ele fará grande parte de sua maratona durante a noite. Já um atleta iniciante, mas que tem um bom nível físico na natação e ciclismo, precisará considerar o sol e o calor da tarde, quando iniciará sua corrida.

Além disso, entenda a altimetria do percurso, pois correr em descidas com pernas cansadas pode ser muito mais difícil do que parece e deve ser simulado em treinos. As subidas podem ser simuladas através de séries na esteira com inclinação.

Passo 4 – Execute seu plano no dia da prova, e seja flexível

Parece fácil, mas manter-se dentro do planejado durante seu primeiro Ironman é extremamente desafiador.

Entenda que você se encontrará extremamente descansado devido ao descanso da semana final de sua planilha, mas ao mesmo tempo adrenalizado com toda a estrutura e emoção da prova.

Essa combinação pode ser perigosa, pois ainda que você tenha a percepção de esforço de estar em um ritmo leve, poderá, na verdade, ser uma carga moderada ou forte muito acima do planejado. Tenha paciência, muita paciência ao largar um Ironman, será um dia extremamente longo.

Entenda também que é provável que algo dê errado durante a prova. Considerando um atleta iniciante que planeja terminar a prova entre doze e dezessete horas, essa janela de tempo é muito longa para que tudo ocorra perfeitamente.

Em caso de contratempos, tenha calma e paciência, faça o melhor ao seu alcance para solucionar os desafios no meio do caminho, e de maneira alguma mude sua estratégia de ritmo a fim de compensar uma possível perda de tempo.

Com paciência, planejamento e determinação, você alcançará a linha de chegada e cruzará o pórtico com a melhor sensação possível. Bons treinos e boa prova!

SERVIÇOS:
Ironguides oferece soluções esportivas para atletas e praticantes de atividade física de todos os níveis, com treinamento online ou presencial, planilhas específicas por eventos, training camps, curso para treinadores, programas de incentivo a promoção da saúde em empresas, e produtos para a saúde e o bem-estar que propiciam um estilo de vida saudável a nossos atletas. www.ironguides.net/br

Fonte: mundotri.com.br