SERÁ QUE TOMAR CAFÉ AJUDA A MELHORAR SUA CORRIDA?

Será que tomar café ajuda a melhorar sua corrida?


Saiba qual a recomendação diária da OMS para consumo da bebida

Os estudos costumam relacionar a cafeína na reeducação da percepção de esforço e fadiga. A nutricionista Patrícia Cruz, especialista em nutrição e transtornos alimentares, explica que não existem efeitos significativos no desempenho dos atletas, mas alguns benefícios são relacionados ao seu consumo.

O café tem como principal componente a cafeína, que faz parte das metilxantinas capazes de estimular o Sistema Nervoso Central. “Ele alivia a fadiga, aumenta a respiração e diminui a sonolência, porém também está associado a desconfortos gástricos como azia, queimação e gastrite (pois aumenta a gastrina, hormônio que regula a produção de ácidos no estômago)”, diz.
 
Foto: Mimohe/Fotolia
Foto: Mimohe/Fotolia
Consumo

A OMS recomenda que sejam consumidas em média 4 xícaras (150 ml) por dia, que vão ofertar até 400 mg de cafeína/dia. O café expresso é mais rico em cafeína, portanto, apresenta um efeito estimulante maior, já as versões em infusão e solúveis têm menor concentração. Se o objetivo é reduzir a fadiga e aumentar a concentração, escolha os com maior conteúdo de pó.

Inscreva-se para a 47ª CORRIDA RÚSTICA 1º DE MAIO - WILSON BUCH
01/05 - Mafra, SC. Clique aqui!


Café com óleo de coco

“O café é uma bebida estimulante devido a presença de cafeína. Também apresenta efeito termogênico e de lipólise, contudo não deve ser utilizado como ferramenta para redução de peso. Não existem estudos que relacionem o consumo de café com óleo de coco na melhora da performance durante o treino”, alerta a nutricionista.

Além disso, o óleo de coco é fonte de gordura saturada (ácido láurico e mirístico), o que pode elevar o risco de doenças cardiovasculares. “Sendo assim eu não indico, somente de forma moderada”.

Fonte: Webrun.com.br