JÁ OUVIU FALAR EM TEMPO RUN?

Já ouviu falar em tempo run?


O tempo run, também conhecido como treino ritmado, é muitas vezes confundido com o treino intervalado comum, mas se engana quem pensa que são a mesma coisa.

Enquanto este último visa um treinamento mais rápido e em alta intensidade, o tempo run tem um foco diferente, com intervalos mais longos, e de preferência, no mesmo pace em que o corredor quer fazer sua prova alvo.

Foto: Fotolia Foto: Fotolia

Esse tipo de treino ajuda a pessoa a criar mais confiança, já que a ajuda a se acostumar com o ritmo que quer impor durante a corrida. Na prática funciona assim: se o atleta está treinando para correr 10 km, por exemplo, o treino será voltado a essa distância, ou seja, o atleta fará intervalo mais leve de um ou dois quilômetros, com sequência de no pace para correr 10 km.

Inscreva-se para o desafio Iron Race!

O tempo run pode ser feito por qualquer nível de corredor, de uma a duas vezes por semana, principalmente nos dias que se aproximam à prova. O ideal é que a sequência e quilometragem do treino sejam estabelecidas por um profissional, de acordo com a capacidade e condicionamento de cada pessoa, a fim de não forçar um ritmo muito além do que se deve e ocasionar lesões.

Outra dica é fazer um teste ergoespirométrico para descobrir o limiar anaeróbio e tornar a prática do tempo run mais segura, já que seu ponto chave é correr no máximo. O benefício é que esse tipo de treino proporciona é elevar o seu limiar de lactato e aumentar o VO2max.

Qualquer corredor pode praticar o tempo run, contanto que esteja com a saúde em dia e seja previamente bem orientado por um profissional.

Fonte: Webrun.com