10 ALIMENTOS QUE VÃO TE AJUDAR A COMBATER O CANSAÇO

10 alimentos que vão te ajudar a combater o cansaço


Quem nunca se queixou ou ouviu alguém próximo reclamar de cansaço? Pois é, a questão é quase unanimidade.

Tanto que uma pesquisa feita pelo Ibope apontou que 98% dos brasileiros se sentem cansados, sendo que 61% desses se sente muito cansada. Culpa, em grande parte, do sedentarismo, mas ele não é o único vilão. A má alimentação também colabora nessa sensação, quem come mal está mais propenso a sentir falta de disposição.

Cnversamos com a nutricionista Flávia Sgavioli, da Estima Nutrição, que apresentou 10 alimentos que diminuem o cansaço e ensinou algumas receitas com eles.

Veja abaixo:


1. Quinoa: é um cereal fonte de vitaminas importantíssimas do complexo B, como a b1, b2, b3 e b6 que ajudam a aliviar o cansaço mental.

2. Gergelim: poucos sabem, mas a semente de gergelim é um excelente fonte de cálcio e magnésio que atua nas células musculares e ajuda no relaxamento.

3. Suco verde: esse mix de fruta cítrica e vegetais escuros é perfeito para evitar o cansaço crônico, devido a presença de vitaminas e antioxidantes.

4. Frutas: as frutas são ricas em fibras, vitaminas e minerais que deixam a disposição em dia e ajudam no regulamento de hormônios e sistema imunológico.

5. Carne vermelha: esse tipo de carne pode ajudar a melhorar o cansaço, porque é fonte de vitamina B12 que participa da formação de neurotransmissores. Além da carne, pode ser encontrada em ovos. Para os veganos, em vegetais verdes escuros e algas.

6. Frutas vermelhas: são potentes em antioxidantes que melhoram a oxigenação das células e ajudam a manter o ânimo durante o dia.
 

Participe da GILLETTE BODY AMAZON RUN
17/09/2017 - Manaus / AM


7. Cereais integrais: trocar alimentos refinados pelos integrais podem manter a disposição por mais tempo, pois a energia fornecida pelos grãos integrais é duradoura em relação aos refinados.

8. Vegetais verde escuros: a couve e o espinafre, por exemplo, aliviam o cansaço mental pois ativam a formação de neurotransmissores devido a concentração de vitamina b9 também conhecida como ácido fólico.

9. Café: usado com moderação e sem utilizar açúcares ou adoçantes, o café devido a presença da cafeína, ajuda a driblar o cansaço da rotina.

10. Semente de chia: essa sementinha é poderosa pela concentração de magnésio e ômega 3 que é um super anti-inflamatório que ajuda no relaxamento corporal e cerebral, deixando mente e corpo tranquilos.
 
Foto: pilipphoto/Fotolia Foto: pilipphoto/Fotolia

Receitas:

Suco detox:
1 fatia de abacaxi 2 folhas de couve Um pedaço pequeno de gengibre 1 colher de sobremesa de gergelim. Modo de preparo Bata todos os ingredientes no liquidificador, não adoce e não coe. Consuma em seguida.  

Tabule de quinoa:
1 xícara de quinoa Sal a gosto. Modo de preparo Cozinhe a quinoa em grãos em uma panela com água e sal, até que fique macia. Escorra, espere esfriar e misture com o pimentão, o pepino, a salsinha e tomate o quanto desejar. Disponha a alface picada em um prato, coloque na cama de alface e polvilhe semente de chia.
 
Foto: missmimimina/Fotolia Foto: missmimimina/Fotolia

Omelete de espinafre Ingredientes:
3 claras 1 gema 1 dente alho picado 2 xícaras espinafre picado Pimenta do reino e sal 4 tomates secos picados 1 colher de chá de azeite para untar. Modo de preparo: Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com azeite. Coloque os ovos batidos e em seguida o espinafre, o alho e o tomate seco. Tempere à gosto. Deixe dourar de um lado e vire.

Risoto de arroz integral Ingredientes:
1 xícara de arroz integral 1 colher de sopa de semente de linhaça 3 xícaras de água 1 tomate picado 2 cenouras picadas 1 pimentão vermelho picado 1 dente de alho amassado 100 g de ervilhas cozidas 1 cebola picada azeitonas picadas sal. Modo de preparo Refogue o tomate, o alho e a cebola na panela. Acrescente o arroz já lavado, com uma pitada de sal e em seguida a linhaça. Em outra panela, cozinhe as cenouras e azeitonas com temperos a sua preferência. Em seguida, junte o pimentão, ervilhas e uma pitada de sal, cozinhando por mais 5 minutos. Junte ao arroz, misture e sirva.

Fonte: Webrun.com