ENTENDA A FASCITE PLANTAR

Entenda a Fascite Plantar


Sente dores na sola dos pés nos primeiros passos do dia ou do treinamento de corrida? Já pensou em fascite plantar? Vem saber sobre a inflamação da fáscia.

Lesões podem acontecer com qualquer pessoa. O cotidiano de muitas horas sentados, sapatos inapropriados para longas jornadas diárias afetam a saúde dos nosso pés.

É comum sentir dores na sola do pé ao final de um dia cheio. Se você é atleta, isso pode acontecer com mais frequência ainda. Dor ao começar um novo treino e pelo período de adaptação são aceitáveis, mas quando elas começam à atrapalhar seus treinos torna-se preocupante. Sempre rola aquela dúvida: será que vou ser obrigado a parar de treinar? Só o médico pode te diagnosticar e definir qual a melhor forma de tratar seus pés.

Entre as inúmeras possibilidades de lesões na sola dos pés, você conhece a fascite plantar? Ela é muito comum em diferentes públicos mas afeta principalmente atletas de corrida. Sabe por quê? A  Drª Ana Paula Simões, médica ortopedista, explicou sobre a inflamação, suas causas, tratamento e forma de prevenir.

Tire suas dúvidas no vídeo a seguir:



O que é a fascite plantar?

A fascite plantar basicamente é uma dor na sola do pé. Então os atletas que fazem muita atividade física e sobrecarga, principalmente treino de corrida no asfalto tem dor na parte de trás do pés que se irradia para frente, essa dor na maioria das vezes é uma fascite plantar. Se você tem dor na parte posterior do pé, principalmente na região do calcanhar e no lado interno, geralmente essa dor pode irradiar para a planta do pé, principalmente nos primeiros passos do dia ou nos primeiros passos do treino da corrida e isso geralmente está  associado a uma inflamação de um tecido que chama fáscia plantar por isso que chama fascite. Tudo que a gente usa o sufixo ‘ite’ é por conta de uma inflamação, no caso, a inflamação da fáscia. As inflamações geralmente aparecem com quatro problemas, entre eles: dor, calor, edema e vermelhidão ou rubor. Então qualquer um desses quatro sinais se você tiver na sola do pé, provavelmente é uma inflamação da fáscia.

Por que os corredores são tão propensos a ter essa lesão?

Geralmente os esportes de impacto são os que causam a fascite. Então a sobrecarga de cada passo que você dá, junto com o peso do seu corpo em um terreno muito rígido faz com que você tenha uma distensão dos tecidos do pé. A maioria das pessoas tem o pé curvo, um leve cavo, mas algumas pessoas tem o pé muito cavo. O chão normalmente é reto e o que acontece é que seu pé precisa se acomodar nesse solo a cada passo. A cada vez que esse pé tem que se distender é como se esse tecido se esticasse como um elástico. E esse estiramento normal que algumas pessoas têm, para outras já fica um pouco mais intenso de acordo com o esporte, no caso a corrida e acaba gerando um pouco de lesão microscópica e essa lesão o corpo tenta reparar com inflamação, gerando dor. Por isso o atletas de corrida são mais propensos a ter a fascite.     
 
Alongamentos são essenciais para prevenção e tratamento da fascite. | Foto: sek1111 / Fotolia Alongamentos são essenciais para prevenção e tratamento da fascite. | Foto: sek1111 / Fotolia

Existe alguma forma de prevenir a fascite plantar?

O atleta corredor precisa ver se ele tem a necessidade de um suporte do arco plantar para  justamente não ter essa distensão e outras correntes falam de alongamento. Tem algumas diquinhas como fazer massagem com bolas de tênis, aquela garrafa de água gelada que você pode por no congelador para ficar bem gelada e fazer massagem com alongamento, puxar os dedos para trás antes de pisar toda manhã, alongar bastante a cadeia posterior da sua perna e sempre fazer treinos que o terreno pode absorver um pouco do impacto e evitar muito asfalto. Prevenir sempre fazendo grama, areia, saibro, até mesmo na esteira.  
 
É de Belém e quer participar de um Circuito de Corridas?
Inscreva-se aqui!

O tratamento é feito de que forma? É obrigatório parar os treinamentos?

A grande questão de quem já foi diagnosticado com fascite, porque isso também é importante. Existem diagnósticos diferenciais,  a dor por exemplo, pode ter outras causas, como tendinite, fratura de estresse, cisto, nódulo, tumor, artrose é vasto. Mas a partir do momento que você tem certeza que tem fascite o ideal para prevenir  é fazer treinamentos sempre planilhados para não ter sobrecarga, manter seu peso num nível adequado, fortalecer a musculatura da sua perna e principalmente fazer alongamento dessa região plantar.

Os treinos não precisam parar, mas depende da intensidade da sua dor. Para você fazer o tratamento da fascite o ideal é você observar se dá para fazer os treinos junto com o tratamento. Então você começa a terapia e se a dor não te deixar evoluir para uma melhora, então você precisa diminuir a intensidade mas não obrigatoriamente do esporte. Você pode parar um pouco o impacto da corrida e fazer bicicleta, transport outro tipo de aeróbico que te dê VO2 e capacidade aeróbia para poder manter o seu volume e sua disposição para continuar correndo.  

O tratamento costuma ser sempre: na fase de dor dar analgésicos e anti inflamatórios para desinflamar. Existem várias técnicas para isso como fisioterapia, acupuntura, ondas de choque, aquela bandagens que colam no pé. Analgesia de uma forma geral, as técnicas podem ser várias. Depois que passou a dor o ideal é fazer alongamento, conforme eu disse, justamente para fazer com que seu pé se acomode no chão sem se distender e inflamar.

Fonte: Webrun.com.br