VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS TIPOS DE BATATA E SUAS DIFERENÇAS?

Você sabe quais são os tipos de batata e suas diferenças?


Você tem uma favorita? Veja as principais diferenças entre elas.

Logo os apaixonados por batata vão dominar o mundo já que o sabor, devido sua variedade imensa, agrada praticamente todas as pessoas. Ela pode ser crua, cozida, frita, com ou sem acompanhamentos, doce, baroa ou yacon. Tem para todos os gostos.

Conheça algumas delas e entenda seus benefícios!

1. Batata inglesa
 
Batata inglesa Foto: Evgeny/Fotolia Batata inglesa Foto: Evgeny/Fotolia

O tipo mais usado em nosso país, possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B e C. Também tem ferro, cálcio, fósforo, potássio e amido. Tem uma média de 70 calorias, mas ao fritar (a maneira favorita de muitos) o valor calórico aumenta bastante. Essa é a batata mais conhecida por engordar, devido seu alto índice glicêmico e por ser escolhida normalmente para ser frita ou cozida.

2. Batata doce
 
Batata doce Foto: JuliaSudnitSkaya/Fotolia Batata doce Foto: JuliaSudnitSkaya/Fotolia

A favorita dos atletas. Ela é roxinha por fora e tem um miolo branco por dentro, é rica em carboidratos e tem o dobro de fibras de uma batata normal. A famosa combinação do “frango com batata doce” costuma ser uma ótima opção, já que ela é digerida rapidamente e não vira glicose instantaneamente, como as outras batatas. Possui vitamina A, C e algumas B. Além de sua ação antiinflamatória e antioxidante.

3. Batata yacon
 
Batata Yacon Foto: Picture Partners/Fotolia Batata Yacon Foto: Picture Partners/Fotolia

Adocicada e bem parecida (visualmente) com a batata doce, a yacon é muito apreciada no Japão e agora ganhou no Brasil com o apelido de “batata diet”, pelo seu baixo valor calórico e por acompanhar muito bem, cortada crua e fina, a salada. Até mesmo suas folhas podem ser utilizadas para o tratamento do colesterol e diabetes.

4. Batata baroa
 
Mandioquinha Foto: Ana Mejai/Fotolia Mandioquinha Foto: Ana Mejai/Fotolia

É a famosa (e deliciosa) mandioquinha. Possui fósforo, vitamina A, B e C, além de ser ótima para digestão e ter poderes antiinflamatórios. Seu amido é facilmente digerido, por isso é indicada na alimentação de crianças. Ótima para ser consumida cozida, em sopas ou no famoso purê de mandioquinha.

5. Batata asterix
 
Batata Asterix Foto: BarkStudio/Fotolia Batata Asterix Foto: BarkStudio/Fotolia

Tem casca avermelhada e é bem grossa. Possui vitamina C, minerais e fibra dietética. Fica ótima frita e principalmente com a casca, já que possui mais amido do que água. Também pode ser uma boa opção para purês e nhoque.

6. Batata baraka
 
Batata baraka Foto: Brian Yarvin/Fotolia Batata baraka Foto: Brian Yarvin/Fotolia

De origem holandesa ela parece estar suja, mas isso é o que a distingue das outras. Indicada para todo tipo de preparo, pois sua polpa amarela é firme e mais seca, mas é muito boa principalmente para frituras já que contém menos água.
 
Inscreva-se para a SERRA DA GRACIOSA HALF MARATHON
27/10/2018 - Morretes / PR. Clique aqui!

Atenção! Quando esverdeadas ou em germinação a batata não deve ser consumida, pois podem causar intoxicação.

Fonte: Webrun.com.br