EVITE A LOMBALGIA E MELHORE SUA OXIGENAÇÃO COM A PRÁTICA DE YOGA

Evite a lombalgia e melhore sua oxigenação com a prática de yoga


Os benefícios não param por aí: o yoga pode promover uma melhora nos incômodos diários.

Praticar yoga pode trazer diversos benefícios para o corpo e mente, como maior flexibilidade, oxigenação e até mesmo maior concentração. Os benefícios não param por aí: o yoga pode promover uma melhora naqueles incômodos diários que impedem de ter uma melhor qualidade de vida. 

Quer saber como?
 

Quem ensina é a professora Ana Lu Matsubara, no curso “Iyengar Yoga: alívio de desconfortos do dia a dia” realizado pelo Namu Cursos, primeira plataforma do Brasil de cursos online voltada para uma vida equilibrada.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
O Iyengar Yoga é uma modalidade amplamente terapêutica que tem como foco o alinhamento físico e técnico. “Assim, a partir da metodologia do Iyengar, foram selecionadas posturas específicas para cada sintoma de dor ou desconforto que podem surgir ao longo da vida”, diz Ana Lu. Cada movimento trabalha o desenvolvimento de áreas do corpo intimamente ligadas à origem do problema. Com isso, repetindo a sequência com regularidade, é possível agir na causa do sintoma, aliviando a condição instalada e impedindo a progressão do quadro.

Inscreva-se para a Night Nation Run, São Paulo. Clique aqui!

As terríveis enxaquecas, por exemplo, podem ser amenizadas com exercícios que promovem o espaçamento das vértebras da coluna e, ao mesmo tempo, que possibilitem um descanso da parte frontal do cérebro. “Isto favorece a circulação sanguínea por todo o encéfalo, aliviando a dor”, explica Ana Lu.

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Nos quadros de insônia – um problema temido por boa parte da população com ansiedade e estresse como causas principais -, é preciso focar em movimentos que ajam na descompressão das vértebras e relaxamento da atividade mental. “Existem posições, por exemplo, que ajudam a reduzir e controlar os níveis de cortisol, adrenalina e noradrenalina, hormônios responsáveis por deixar as pessoas mais relaxadas”, diz Ana Lu. Então, posturas de flexão para a frente e apoio da cabeça, as supinadas com elevação da caixa torácica, e a realização do savasana – asana realizada no final da prática – com vendas nos olhos e peso nas pernas vão contribuir para o corpo produzir esses efeitos.

Outro sintoma comum que gera desconforto e pode impedir a livre movimentação é a dor na lombar, conhecida também como lombalgia. “Nesse caso, é necessário ganhar espaço na articulação coxofemoral (composta pelo osso da coxa e da bacia) e nas virilhas internas”, esclarece a professora. Assim, é preciso investir em movimentos para manter a rotação das coxas para trás. “Esta rotação estabiliza o tronco, melhorando o alinhamento das vértebras e possibilitando o posicionamento correto da coluna vertebral”, acrescenta ela.

Fonte: Webrun.com.br