COMO O TREINADOR PODE TE AJUDAR A ALCANÇAR METAS

COMO O TREINADOR PODE TE AJUDAR A ALCANÇAR METAS

Quando comecei a correr e praticar triatlo há quase 15 anos, eu desconhecia o potencial papel e valor do treinador. Agora que eu ganhei um pouco mais de experiência nos treinos e competições, tive mais tempo para ler e estudar a respeito da ciência do treinamento e conheci (e até trabalhei com) excelentes treinadores de diferentes esportes. Eu percebo como pode ser difícil transformar em treinamento tudo aquilo que se pesquisa no laboratório (onde alguns fatores podem ser rigorosamente controlados).
 
Nós, corredores, vivemos no mundo real e temos que lidar com problemas e contratempos que acontecem no nosso dia a dia e que, inevitavelmente, afetam a nossa performance. Se você não é um profissional da área, talvez você não conheça os princípios básicos que regem o treinamento esportivo, e isso, mais cedo ou mais tarde pode atrasar os seus objetivos (seja por lesão, falta de conhecimento em treinar um determinado sistema energético para um determinada velocidade, não descansar o suficiente, treinar de menos, etc). Em outras palavras, talvez você não tenha conhecimento suficiente para montar o seu próprio treino, principalmente se você for um iniciante.
 
E esse conhecimento profissional pode ser o que falta para você alcançar com segurança as suas metas (e, de repente, até criar novos desafios). E o treinador, além de preparar o seu treino analisando as variáveis da sua vida e produzindo progressões e adaptações para que você melhore aos poucos, é, de certa forma, responsável pela inspiração e pelo suporte emocional que provavelmente a maioria dos corredores precisa - além de poder prover uma análise objetiva do que está acontecendo com você, como por exemplo, detectar que você está treinando demais, que o seu treino está muito curto, ou que é melhor você treinar três vezes por semana ao invés de cinco (ou vice-versa).
 
Tim Noakes, um grande pesquisador do treinamento de corrida, aponta a capacidade de tratar cada corredor como uma pessoa única e descobrir qual a melhor forma de treiná-la, como uma das mais importantes características de um bom treinador. Ele chega a dizer que bons treinadores são 50% de conhecimento do esporte e 50% de inspiração. E, para quem treina, o desafio continua a ser encontrar um técnico capacitado e com quem você consiga se relacionar bem - e que esteja disponível para te escutar (esse desafio às vezes não é uma tarefa fácil).
 
Alcançar objetivos requer confiança mútua e muita troca de informações, pois são essas trocas que fazem o seu treino avançar, estabilizar ou até regredir. Assim você se previne para não passar do ponto e aumenta as suas chances de extrair o máximo de si. Se puder, se dê essa chance, experimente confiar seu treino nas mãos de alguém e preocupe-se em seguir as propostas e cumprir os objetivos. Isso tem uma grande chance de funcionar com você.