BENEFÍCIOS DO ÁCIDO LINOLEICO CONJUGADO MAIS CONHECIDO COMO CLA

BENEFÍCIOS DO ÁCIDO LINOLEICO CONJUGADO MAIS CONHECIDO COMO CLA

O CLA é um ácido gordo que existe naturalmente na carne e nos lacticínios. O CLA tem muitas funções no nosso corpo, mas uma especialmente interessante é a gestão do peso corporal. O CLA reduz a gordura e estimula a massa magra.

A gordura que é normalmente absorvida pelas células gordas (adipócitos) e que as faz aumentar de tamanho é eficazmente bloqueada pelo CLA. Em vez disso, a gordura é enviada para as células musculares onde é convertida em energia. O exercício apoia todo este mecanismo. Quanto mais estimular a massa muscular através do exercício, mais gordura é queimada no processo.

Benefícios para a Saúde: Os benefícios que se têm observado com a utilização do CLA, são essencialmente ao nível da redução da gordura corporal, embora esse nutriente também seja um bom fortalecedor do sistema imunitário, possua actividade antioxidante e anti-inflamatória e possa diminuir os níveis do colesterol.

Ao contrário da esmagadora maioria dos produtos para emagrecer, que tentam provocar perdas de peso rápidas e que acabam por provocar o famoso efeito "yo-yo", ou promover perdas de água e massa muscular acentuadas, o CLA deve ser usado por todos os que pretendem tonificar o corpo, reduzir progressivamente a gordura corporal, com a obtenção simultânea de um efeito benéfico sobre a massa muscular e fortalecer o seu sistema imunitário.

O que mostram os trabalhos científicos?
Um dos estudos mais interessantes, foi realizado durante 1 ano, com 180 mulheres e homens com excesso de peso. Este estudo demonstrou que uma suplementação com 3,4g de CLA, para além de ser completamente segura para a saúde, conduziu a uma redução de cerca de 8,7% da massa gorda corporal, sem qualquer alteração dos estilo de vida ou dieta alimentar.

Outro estudo efectuado na Suécia demonstrou a capacidade do CLA em reduzir particularmente a gordura abdominal – apenas durante 4 semanas, homens obesos (com a gordura concentrada na zona abdominal), sem seguirem qualquer dieta, viram reduzida a sua percentagem de gordura corporal em 2%.

O CLA reduz a massa gorda corporal em indivíduos obesos e com excesso de peso – num estudo realizado com 60 pessoas, foi avaliada a acção de diferentes dosagens de CLA em 5 grupos diferentes de pessoas obesas ou com excesso de peso. Ao fim de 12 semanas de tratamento foi encontrada uma redução significativa de massa gorda corporal nos grupos que tomaram 3,4g e 6,8g de CLA. 

O estudo concluiu que, em face dos resultados, basta uma dosagem de 3,4g de CLA para se notarem bons resultados na redução da gordura corporal.

De referir que os trabalhos que revelam claramente efeitos benéficos ao nível da redução da gordura corporal, bem como máxima segurança para a saúde, utilizaram suplementos de CLA concentrados nos dois isómeros activos.

Qual a importância dos isómeros activos?
CLA refere-se a uma mistura de diferentes isómeros, sendo os dois principais o cis-9, trans-11 e o trans-10, cis-12. Os benefícios para a saúde atribuídos ao CLA ao nível da composição corporal são, precisamente, atribuídos à mistura destes dois isómeros, numa combinação de 50:50, os quais são considerados os isómeros biologicamente activos.

Enquanto o isómero responsável pela inibição da lipoproteína lipase é o t-10, c-12, o responsável pela estimulação da enzima CPT é o c-9, t-11.

Algumas investigações tinham demonstrado que, afinal o CLA não reduzia a gordura corporal! Ora o que se passou foi que estes trabalhos usaram um CLA ou com uma percentagem de isómeros activos baixa ou então com uma grande desproporção entre os principais dois isómeros activos.

Do mesmo modo, trabalhos efectuados com animais revelaram que os isómeros quando administrados isoladamente podem apresentar efeitos secundários, como por exemplo, aumentar a resistência à insulina, indução de fígado gordo e lipodistrofia.