PROJETO DESPERTA DISPOSIÇÃO DE MULHERES A ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

PROJETO DESPERTA DISPOSIÇÃO DE MULHERES A ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL

De segunda à sexta feira à noite na praia de Santos, litoral sul de São Paulo, é possível ver um grupo de mulheres saindo para caminhar e correr juntas, a maioria uniformizada, cada vez em número maior, sempre com um sorriso no rosto e uma conversa animada. No começo da semana, dia em que a culpa de ter comido besteiras é maior, cerca de 100 pessoas comparecem ao encontro.
 
O Foca na Balança vem aí e, com seu nome cheio de personalidade, o grupo cresce cada vez mais. E a simples caminhada diária de uma única mulher, a fundadora Lia Flávia, se tornou a rotina de diversas outras.
 
Como toda mulher, Lia procurava aumentar sua autoestima. Assim, depois de engravidar duas vezes e ter seu corpo de ex-nadadora transformado, ela resolveu voltar às atividades físicas. Com incentivo do marido em um dia de choradeira em frente ao espelho, Lia saiu para andar de bicicleta e a ideia de criar um diário virtual para não perder o foco, veio. “Logo que cheguei em casa fui pesquisar um nome e vi uma imagem divertida de uma foca. Eu me sentia tão gordinha, que achei que aquilo me representaria bem e nada melhor que uma balança para falar de peso. Assim surgiu o nome, Foca na Balança”.
 
Lia começou a emagrecer, ganhar novas parceiras de caminhada, em três meses perdeu 15 quilos e percebeu que o projeto não era mais só dela. Assim, viu uma forma de voltar a trabalhar com o que amava, os esportes, e passou a disponibilizar seu tempo voluntariamente para diversas mulheres terem o acompanhamento de uma profissional.
 
No boca a boca, os encontros começaram a lotar e o projeto a crescer. Lia nunca havia sonhado tão alto, mas quando chegou ao número de 100 focadas, como chama suas alunas, presentes para caminhada viu que aquilo podia crescer mais e mais. “No dia que o projeto completou um ano, tinham 168 mulheres! Não acreditei, chorei muito, foi alucinante”, conta a santista. “O projeto chegou até Manaus! Nomeei pessoas da minha confiança em outras cidades, e o Foca na Balança está presente no Rio de Janeiro e também Minas Gerais”, completa.
 
Ela passou a ter que conciliar sua nova vida agitada de aulas particulares durante o dia, com o projeto Foca na Balança durante à noite e os dois filhos. “Quando chego em casa meu marido já cuidou dos meninos e temos nosso momento de diversão”, conta Lia que tem o total apoio da família, principalmente de seu companheiro.
 
Para participar do projeto é fácil, basta preencher uma ficha no site do Foca na Balança, em que a focada deixa seus dados e o que gostaria de fazer: caminhar ou correr. Depois é só chegar ao local dos encontros, onde a garantia é de um serviço sério e de quebra, encontrar novas amizades de pessoas com os mesmos objetivos.
 
Baseada em suas conquistas, Lia dá um conselho a quem quer tanto começar uma atividade física, quanto perder peso. "O meu grupo prova que qualquer um, de verdade, pode mudar a própria vida. Não deixem de começar a praticar exercícios por achar que tem mais idade, ou muito peso. Vá atrás do seu sonho, porque para viver bem é preciso saúde”.