TÊNIS MINIMALISTA: FORMA LARGA, POUCO AMORTECIMENTO E MUITA FLEXIBILIDADE

TÊNIS MINIMALISTA: FORMA LARGA, POUCO AMORTECIMENTO E MUITA FLEXIBILIDADE

As empresas de material esportivo estão investindo cada vez mais nos calçados minimalistas, que oferecem uma sensação de liberdade nos pés dos corredores.

É o tipo de tênis cuja ideia é simular o correr descalço, com o pé mais próximo do chão.

Ou seja, proporciona um estilo de corrida natural, com todos os ajustes de pisada e absorção de impacto. São considerados minimalistas aqueles com "drop zero" (diferença de altura entre o calcanhar e a frente do tênis), forma larga, pouco ou nenhum amortecimento, muita flexibilidade e ausência de suportes (medial, antitorção, etc) e leveza.

Com um tênis tradicional, o calcanhar toca o chão primeiro, e o amortecedor absorve parte do impacto, que é maior nesse tipo de pisada. Mas, com o minimalista, o peito do pé chega antes, suavizando o contato, e o choque com o solo é todo assimilado pelo corpo. Criador do site Corrida Natural, Sérgio Rocha diz que qualquer pessoa pode usá-lo, desde que passe por uma adpatação com a mudança de padrão.

- O uso deve ser feito de forma gradual para que não haja lesão nesse caminho. Uma vez que o corredor se adapta, a corrida passa a ser cada vez mais prazerosa. O papel de absorção deve ser do nosso corpo e não do tênis - destacou o jornalista, que corre há 15 anos e descobriu a corrida descalça em 2009.

Sérgio explica que para a prática segura da atividade física é essencial fazer um trabalho prévio de fortalecimento para evitar lesões futuras, pois na corrida com tênis minimalista, usando o médio pé, o tempo de contato com o solo é menor e há menos absorção de impacto.

- Nesse processo, se o músculo não estiver muito bem preparado, a probabilidade de ocorrer lesão, com a ruptura do tecido muscular, é infinitamente maior que em uma corrida de padrão normal - afirmou.