CORRIDA EM DIA CHUVOSO? TREINADORA ALERTA PARA OS CUIDADOS NECESSÁRIOS

Corrida em dia chuvoso? Treinadora alerta para os cuidados necessários

Quem está treinando para uma corrida longa tem uma planilha a cumprir. Por isso, não dá para ficar esperando um dia de tempo firme e de céu claro para treinar. Faça chuva ou sol, o atleta tem, sim, que encarar a estrada e acumular rodagem. Mas o que deve ser feito para correr na chuva da melhor forma possível e com mais segurança?
 
Para a treinadora de corrida Patrícia Peixoto, correr na chuva tem mais desvantagens do que vantagens. Ela cita alguns problemas que os atletas podem enfrentar ao correr no molhado.
 
- Para correr na chuva, a pessoa acaba tendo que levar mais roupa e ainda há o risco de molhar o pé e fazer bolhas. Muitas vezes a chuva dá a sensação de estar mais fresco, mas a humidade sobe muito e as pessoas têm desidratações porque esquecem de beber água.
 
Patrícia alerta para a conservação do tênis e sugere ainda o uso de boné para proteger os olhos da chuva e assim não prejudicar a visão ao longo da atividade física.
 
- O treino na chuva para ser diferente tem que ser com um tênis adequado, com boa drenagem e facilite a ventilação para não deixar o pé molhado, além de meias menos grossas e um chapéu para não incomodar o rosto - destacou.
 
Durante o treinamento na chuva, as poças de água pelo caminho ligam o sinal de alerta para que não aconteça nenhum escorregão. Assim, encará-las pode não ser tão necessário.
 
- Se for uma prova curta e o atleta precise fazer um tempo rápido e for inevitável, melhor passar por cima da poça, pisando firme. Se estiver disputando uma maratona ou prova mais longa, o ideal é contornar a poça - frisou.
 
Correr na chuva, desde que não seja sob raios e com a saúde debilitada, não tem problema considerado grave. Porém, a treinadora destaca a importância com a temperatura do corpo.
 
- Em prova curta, faça um aquecimento antes para elevar a temperatura corporal e não interferir no desempenho, já em prova longa vai aquecendo durante a corrida. Depois de correr, é bom se aquecer, tirar a roupa molhada e não ir para o ar condicionado para não pegar uma gripe - encerrou.
 
Matéria publicada pelo site Eu Atleta