A HISTÓRIA DO IRONMAN

A História do Ironman

Quem pensa que Havaí é só surf, hula-hula e vulcões está muito enganado. Foi lá que surgiu a modalidade Ironman que desafia os limites da resistência humana e consagra os concluintes da prova como verdadeiros “homens de ferro”.

Tudo começou em Honolulu, capital do Havaí, no final da década de 70. Um grupo de marinheiros inconformados teria se reunido numa cervejaria após a derrota em uma corrida de revezamento, na qual haviam sido batidos por homens mais jovens. Eles se perguntavam como poderiam provar que eram mais resistentes do que os outros.

Qual prova havaiana que representava o maior desafio? Seriam os 3800 metros de natação da tradicional Waikiki Rough Water Swim? Ou 180 quilômetros de ciclismo da famosa Around the Island Bike Race? Ou ainda os intermináveis 42,195 Km da maratona de Honolulu?

Foi então, que para acabar com a discussão, um capitão da marinha, John Collins, lançou o desafio: a prova mais dura seria aquela que englobasse as três provas mais difíceis da ilha juntas e no mesmo dia. Na hora todos ao redor riram, mas Collins afirmou que 11 de seus conhecidos seriam capazes.


 








Na época eles com certeza não imaginavam iniciando a história de um novo esporte, que ficou conhecido mais tarde como triathlon, e já conquistou milhares de adeptos no mundo. Um motorista de táxi de Honolulu, John Haller, foi o primeiro homem de ferro a completar a prova com o tempo de 11 horas 46 minutos e 58 segundos. O Ironman é um sucesso de público e crítica, a prova mais cobiçada do triathlon, que serviu de inspiração para originar novas categorias da modalidade. Além da distância clássica do Ironman, há também o Meio Ironman: (1.900 metros de natação, 90 Km de ciclismo e 21 Km de corrida); a distância olímpica: (1.500 metros de natação, 40 Km de ciclismo e 10 Km de corrida) e o Shot-Triathlon: (750 metros de natação, 20 Km de ciclismo e 5 Km de corrida), sem falar do Aquathlon e Biathlon.

Fonte: Webrun.com.br